Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2011

Origem da Internet

A internet não é uma coisa tão atual como se imagina. O projeto teve origem na década de 70, nos EUA,  chamava-se Arphanet. A Arphanet foi desenvolvida com o propósito de manter em segurança todas as informações e pesquisas, principalmente no setor bélico e espacial, de maneira que mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque surpresa, nada se perderia.
Funcionava assim: Todas as descobertas eram arquivadas em um computador, que estava conectado por cabos há vários computadores, formando uma rede, todos os computadores recebiam uma cópia daquilo que era arquivado no computador central.
A idéia era brilhante, mais os militares não haviam percebido ainda. Com o fim da guerra fria, após a queda do muro de Berlim em 1989, a Arphanet se tornou obsoleta, pelo menos para o fim pelo qual havia sido criada, e tudo foi levado as mãos dos universitários americanos.
Que coisa fantástica! Os jovens estudantes mal podiam imaginar um motivo para  algo assim ser abandonado. A idéia foi aprimorada, e logo a rede de computadores se tornou internacional, dando origem então ao termo: "Internet". Logo grandes universidades, de países diferentes, conseguiam se comunicar através de um computador. Não demorou muito até que o uso da internet se torna-se uma coisa global e doméstica.
Com o surgimento de sistemas operacionais à cores, a internet se tornou mais atraente, e os primeiros sites de busca criados, davam as pessoas a impressão de que se podia encontrar qualquer coisa ali, e era verdade.
Hoje você pode encontrar praticamente qualquer coisa na internet, seja ético ou não, tudo que há no mundo real, ganhou uma cópia virtual.
Não existe uma central de controle da internet. Nenhuma fiscalização é 100% eficaz, porque ninguém pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. A postagem e o acesso dependem do critério dos internautas.
E esse é o maior problema, nem todo mundo tem um bom critério.
Meu conselho é: "Mesmo que você esteja sozinho de frente para o seu computador, haja como se todo mundo soubesse o que você faz".
Isso é como eu vejo, e o que eu conheço sobre a internet.

Daniel Vieira Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário