Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem são artifícios usados pelo escritor que podem dar vida, tornar a leitura agradável. Fazer comparações, descrever sons, exagerar uma idéia para transmitir intensidade, atribuir características e ações a seres inanimados. As melhores histórias que existem, estão repletas de exemplos de figuras de linguagem, aliás praticamente todas surgiram durante uma história que estava sendo contada.
Uma vez por semana, eu vou postar um artigo, falando sobre uma figura de linguagem, começando com essa que é bastante usada,  e que as vezes não nos damos conta de que a usamos.
Zeugma
Essa é uma figura de linguagem muito comum, e na maioria das vezes é usada inconcientemente. Zeugma é quando você omite um termo citado anteriormente, ou uma palavra cognata (de mesmo significado) à algo já mencionado, e em seu lugar você insere uma vírgula. Quando se usa o zeugma, o verbo omitido não precisa necessariamente usar a mesma concordância que é usada no verbo anterior. A verdade é que quando você fala sobre um assunto e repete muitas vezes a mesma palavra, fica cansativo, é como conversar com alguém e repetir a todo momento o nome da pessoa, isso é irritante.
Veja alguns exemplos do uso de zeugma:
Eu gosto de futebol; ele, de basquete.
(Eu gosto de futebol; ele gosta de basquete)
Vamos jogar, só nós dois? Você chuta para mim, e eu para você .
( Você chuta pra mim e eu chuto para você.) Não é preciso repetir mais uma vez o verbo chutar para que a oração seja compreendida.
“Foi saqueada a vila, e assassinados os partidários dos Filipes.” (Camilo Castelo Branco)
Se formos expressar o que foi omitido, teremos que utilizar a forma verbal “foram” – “e foram assassinados os partidários do rei" .
Precisarei de vários ajudantes., De um que seja capaz de fazer a instalação elétrica e de outro para parte hidráulica pelo menos.
Houve a omissão do termo "ajudante" - "De um (ajudante) que seja capaz .. e de outro (ajudante) para a parte hidráulica".
É uma confusão muito comum achar que Zeugma e Elipse são a mesma coisa, quando na verdade zeugma é um caso especial de elipse. Por isso não perca o próximo artigo desta série, no qual eu vou explicar o significado de Elipse, uma figura de linguagem um pouco mais abrangente.



Daniel Vieira Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário