Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Figuras de Linguagem

Paradoxo
Fernando Pessoa escreveu: "Se você tentou falhar e conseguiu, descobriu o que é paradoxo."
Falhar e conseguir são antônimos, palavras de significados opostos. Se você fizesse alguma coisa com a intenção de falhar, e conseguirsse falhar, você teria falhado ou conseguido? Na verdade você conseguiu e falhou ao mesmo tempo. Um paradoxo é algo que parece contraditório, mais muitas vezes pode ser verdade. Um exemplo mais simples, você pode dizer que alguém é bonito e feio ao mesmo tempo, isso parece totalmente contraditório, ou alguém é feio ou bonito, mais não seria incoerente se você estivesse falando de tipos de beleza diferentes, alguém pode ser bonito por fora e feio por dentro, ou o contrário.
Vamos pensar em outro paradoxo: "Os opostos se atraem". Parece correto pensar que você vai se apaixonar, ou se sentir atraído por alguém que é parecido com você. Mais não é verdade que a muitos casais ou amizades que dão certo, são de pessoas com personalidades bem diferentes? Onde está a coerência? Na verdade você pode se sentir atraído por alguém que seja parecido e diferente de você ao mesmo tempo, diferente na personalidade, mais com gostos pessoais parecidos.
No artigo anterior, eu escrevi um texto sem sentido para ilustrar o uso do pleonasmo, agora eu vou trocar o pleonasmo pelo paradoxo em alguns casos:
entrar pra fora, sair pra dentro, subir a descida, descer a subida, consenso individual, pessoa animal, opinião coletiva, conviver sozinhos, gritar baixo, sonhar com a realidade, segredo público, fazer planos para o passado, certeza parcial, metades diferentes, elo de ruptura, exultar de tristeza.
Quanta contradição!
Mais espera um pouco, o uso da contradição não está associado a antítese?
Tem sim uma relação, mais isso é assunto para o próximo artigo...
Daniel Vieira Ramalho

Um comentário: